top of page

Regulamento TwoBikes

Pronto para te inscreveres ?


1. Definição
O TwoBikes é uma competição de ciclismo constituída por dois percursos distintos: um setor de BTT e um setor de Estrada.


O TwoBikes será disputado a solo masculino, feminino ou em estafetas masculinas, femininas ou mistas, constituída por dois elementos.


Os dois percursos serão percorridos numa volta única, na seguinte disposição:


- 1º Setor de BTT com um percurso de nível médio com um aproximado de 35km (onde os atletas apenas poderão utilizar bicicletas de BTT).
- 2º Setor de Estrada com um percurso de nível médio com um aproximado de 40km (onde os atletas poderão optar por usar bicicleta de estrada ou BTT).


2. Organização
Organizada pela Fuas Bike Team, com o apoio do Centro Cultural e Recreativo Dom Fuas.


Travessa Manuel Reis 1 Coordenadas:

39°37'25.6"N 8°48'44.2"W


3. Data e Local
Realizar-se-á no dia 25 de Setembro de 2016 com início às 9h00, no pavilhão do CCR Dom Fuas, na Fonte do Oleiro, Porto de Mós.


4. Inscrições
Haverá dois formulários de inscrições, um para as duplas em estafetas e um para os atletas individuais, tanto para o TwoBikes como para o percurso só de BTT.


Só é permitida a participação de atletas com idade igual ou superior a 18 anos, sendo considerada a idade no dia da prova.


As inscrições são efetuadas exclusivamente online, através do nosso site. http://fuasbiketeambtt.wix.com/twobikes


As inscrições só estarão disponíveis entre o dia 01 de Maio até ao dia 22 de Setembro às 22horas.


A inscrição é individual e terá um custo de:


- Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Competição e Ciclismo para Todos - 10,00 rodas

- Atletas não federados - 12,00 rodas (inclui seguro de prova)

Os atletas que se inscrevam como federados, terão de apresentar o cartão no ato do levantamento do dorsal.


O almoço tem o custo de 5 rodas, tanto para os atletas participantes.


O almoço para os acompanhantes terá um custo de 8 rodas.


O evento é limitado a um total de 250 participantes, sendo considerada a ordem de receção das inscrições devidamente regularizadas.

 

O pagamento das inscrições terão de ser feitos por transferência bancária e o envio do respetivo comprovativo onde incluíram o nome do participante e a equipa em questão para o e-mail, fuasbiketeambtt@gmail.com

IBAN PT50 0045 5240 40126170181 45

Nome da Conta, Centro de Cultura e Recreio D. Fuas


5. Programa horário
Domingo - dia 25 de Setembro
Das 7h00 às 8h30 - Secretariado e levantamento de dorsal, no CCR Dom Fuas.
8h45 - Concentração de atletas e briefing.
9h00 - Partida no recinto do CCR Dom Fuas.
13h00 - Encerramento da competição.
13h30 - Almoço Convívio no Palco do CCR Dom Fuas.


6. O que inclui a inscrição
Dorsal;
Zonas de abastecimento líquidas e sólidas;
Prevenção/Segurança rodoviária;
Banho;
Seguro de acidentes;
Assistência de primeiros socorros;


7. Prémios de classificação
A entrega de prémios será logo efetuada após a chegada do 3º Classificado do pódio em questão.


Serão atribuídos os seguintes prémios:
Troféus para os 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina a solo no TwoBikes.
Troféus para as 3 primeiras duplas de estafetas Masculino/Feminino e Mistas.
Troféus para os 3 primeiros classificados da geral no percurso só de BTT.

8. Segurança
É obrigatório o uso de capacete rígido afivelado em toda a extensão dos percursos.
A prova decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não respeitar estas regras será imediatamente desclassificado.


É estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. As infrações a esta regra poderão ser registadas e comunicadas à organização pelas autoridades e restantes membros da organização. Serão fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova, assegurando o cumprimento do código da Estrada.


A prova será enquadrada por forças de segurança, compostas por elementos da GNR, que garantirão o cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os elementos envolvidos na prova e dos restantes veículos em circulação.
Os atletas participantes deverão ter uma adequada preparação física e psicológica, face às exigências da competição, devido às distâncias e aos desníveis dos traçados.


Os atletas participantes são responsáveis pelos danos materiais, morais ou de saúde, causados a si mesmos ou a terceiros.


Os atletas participantes estão cobertos pelo Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil.


A Organização não se responsabiliza por acidentes que possam ocorrer em situações comprovadas de desrespeito pelas regras de trânsito. Nestas situações os atletas deixarão de estar abrangidos pelo Seguro de Acidentes Pessoais.


A Organização não se responsabiliza por qualquer tipo de acidente ocorrido durante o evento.

 

9. Partidas e Transições

A partida será efetuada no recinto do CCR Dom Fuas, sob a indicação do Diretor da Prova.


A transição do setor de BTT para o setor de Estrada, será efetuada na Zona de Transição criada para o efeito que será dentro do Pavilhão do Clube, depois do atleta ter concluído o percurso de BTT na sua totalidade.


A circulação dentro da Zona de Transição é feita a pé, pelo que os atletas estão obrigados a desmontar da bicicleta à entrada desta Zona e apenas poderão voltar a montar na bicicleta depois da saída da Zona, mesmo que utilizem em ambos os percursos a mesma bicicleta.


Competindo a solo, o atleta terá que efetuar os dois percursos (BTT + Estrada), passando obrigatoriamente desmontado da bicicleta dentro da Zona de Transição, entre cada percurso.


Competindo em estafetas é imposta a participação de grupo de 2 atletas, que poderão ser mistas ou do mesmo género, onde um atleta efetua exclusivamente o percurso de BTT e o outro atleta efetua exclusivamente o percurso de Estrada. O atleta que efetua o setor de Estrada só poderá partir quando o seu colega que realizou o setor de BTT pousar a bicicleta de BTT no suporte existente na Zona de Transição.

A um mês do início da prova, será divulgado o Padock com toda a informação relativa às transições.


O tempo gasto na transição será agregado ao tempo final de prova, tanto na competição a solo como na competição por estafetas.


10. Controlo e Percursos
Será efetuado registo de tempos e classificações, que serão divulgados após o evento, para conhecimento dos participantes.


Os atletas participantes deverão concluir o percurso de BTT no tempo máximo de 3h00m.


Após a passagem das 03h00m do início da prova (12h00 hora local), a zona de transição para a fase de estrada será encerrada.


Os atletas participantes deverão concluir a prova no tempo máximo de 5h00 horas.


Os atletas comprometem-se a respeitar as indicações dos membros da Organização, colocados ao longo dos percursos;


Estão previstas zonas de controlo de passagem dos atletas.


Ao chegar ao controlo de passagem, o atleta deverá facilitar o acesso dos elementos da Organização ao frontal (onde se realizará o controlo), podendo ser obrigado a parar pelo tempo necessário à marcação do mesmo.


A falta de passagem num ou mais controlos de passagem, a falta de marcações no frontal ou o não cumprimento dos percursos na totalidade, implica a desclassificação imediata do atleta, ou equipa.


Os percursos passam por vias públicas e caminhos, estando abertos à circulação de outros veículos, pelo que todos os participantes devem respeitar as regras de circulação nas vias públicas e indicações dadas pelas autoridades.


O percurso de BTT será marcado com fita balizadora e sinalética própria.


O percurso de estrada será sinalizado por setas.

 

No percurso de BTT haverá um reforço sólido e diversos reforços líquidos. No percurso de Estrada só haverá reforço liquido.


Qualquer comportamento anti - desportivo e/ou desrespeito pela Natureza implicará a desclassificação imediata do atleta.


11. Assistência
Não é autorizada a entrada de pessoas externas à organização, dentro da Zona de Transição.


Existirá Bike-vassoura, apenas no percurso de BTT.


Existirá carros da organização a circular pelo percurso de Estrada.

12. Diversos
É obrigatório o uso do número de identificação e a pulseira fornecidos pela Organização (frontal na frente da bicicleta de BTT e dorsal nas costas do atleta) durante todo o decorrer da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumpram esta regra.


Serão permitidas bicicletas de estrada ou de BTT no setor de estrada e apenas bicicletas de BTT no setor de BTT.


Não é permitido o uso de bicicletas elétricas ou com mecanismos de motores auxiliares.


Todos os elementos da organização estão devidamente credenciados e identificados.


O Diretor da Prova, o Diretor de Percurso, a Cronometragem, os Controladores de Percurso e da Zona de Transição, são “Juízes de Facto” pelo que as suas decisões são inquestionáveis.


Qualquer violação ao disposto nos pontos anteriores implica a desclassificação imediata e não poderá alinhar na partida ou da continuidade em prova.


Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como dos seus patrocinadores, de nenhum objeto perdido ou extraviado no decorrer de todo o evento.


13. Casos Omissos
Os casos omissos serão analisados pela organização que será soberana nas suas decisões.

 

 

 

bottom of page